dandirevoltado

Tuesday, July 11, 2006

Xamanismo

Dizem que o xamanismo surgiu quando o ser humano ainda morava em cavernas e nem imaginava que um dia iria inventar o telefone celular. Mas, afinal, quem é o xamã? Será que ele é um pássaro? Um avião? O Super Man? Claro que não, o xamã nada mais é que o sacerdote, o vidente e o médico de uma tribo. Uma das principais funções do xamã é a de ser o curador, através de seus dons especiais ele possui o poder de curar os doentes através de rituais. Como você pode ver, o xamã é muito poderoso e grandes poderes trazem grandes responsabilidades, sendo assim o xamã também exerce o papel de vidente, alertando a comunidade de possíveis ameaças. Além disso, ele localiza seres humanos e animais perdidos, prevê mudanças no clima e aponta o lugar ideal para caçar, mas mesmo assim, ele não chega a ser um X-Men.

Transe Xamânico
O transe Xamânico consiste em soltar a consciência do corpo e viajar além do mundo material chegando a planos espirituais onde nenhum homem jamais foi (inclusive a nave enterprise). Lá, o xamã busca a cura e as informações de que a tribo precisa, ou seja, o xamã é o "e-mail" entre os seres humanos, a natureza e os mundos invisíveis.
Plantas Visionárias
Os rituais xamânicos são realizados com o auxílio de plantas com poderes alucinógenos. Através desse artifício, os xamãs conversam com entidades fora do nosso mundo sensorial, tais entidades podem ser espíritos em forma de animais, antigos ancestrais, divindades celestiais, Elvis Presley e etc. Essas plantas dão ao xamã visão além do alcance.
O xamã se utiliza também da música para entrar em transe e se comunicar com forças sobrenaturais. O tambor é um dos principias instrumentos utilizados nos rituais, dependendo do caso, alguns discos do Pink Floyd também podem ser bem-vindos devido ao alto teor psicodélico das músicas. OBS: Devem-se evitar a todo custo CDs do Metallica, pois a mente do xamã deve estar livre de toda impureza humana.

Segundo alguns estudiosos, todas as religiões clássicas são derivadas do xamanismo. De acordo com os xamãs, tudo no mundo tem espírito, não só nesse mundo, mas também nos "mundos invisíveis". Outro elemento que identifica o xamã, seja onde for, é sua relação com os animais. A maioria dos espíritos que protegem e orientam o xamã possuem a forma de um animal, pode ser uma águia (muito comum entre os índios norte-americanos), uma onça (muito comum entre os índios da Amazõnia) e um veado (muito comum entre os integrantes de "boy-band").
Estudiosos concordam que essa simbiose homem-animal está documentada no desenho em cavernas pré-históricas - nessas gravuras você encontra seres metade homem, metade bicho, metade mulher e metade Renato Russo e Clodovil.
Até hoje o mundo deseja descobrir os grandes segredos xamânicos, os mistérios de uma crença que nasceu junto com a humanidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home