dandirevoltado

Saturday, June 10, 2006

A volta do eterno retorno que nunca regressou


Friedrich Nietzsche foi um foi maiores filósofos do século XIX e como se não bastasse, ele também foi um dos que teve o maior bigode do século XIX, mas como Nietzsche não fazia questão de ser mais um rosto bonitinho vagando na crosta terrestre, o tamanho do bigode dele não importava, o que realmente importava é o que o seu pensamento significou para o século XIX, e com certeza, para o século XX, para o XXI e para os outros que virão.
Até a sua morte em 1900, Friedrich Wilhelm Nietzsche lutou bravamente por suas idéias, sua arma principal era a sua mente.
NÃO, a mente dele não possuía poderes extra-humanos iguais a dos X-MEN, na verdade, a mente dele emanava brilhantes textos filosóficos, poemas e aforismos com um conteúdo altamente crítico e questionador. Isso torna-se evidente entre os anos 1881 e 1887, quando Nietzsche escreveu uma de suas maiores obras compostas por 63 aforismos ordenados em 5 livros. Essa obra recebeu o nome de "A GAIA CIÊNCIA" que teve origem na poesia trovadoresca "A alegre Sabedoria". Nela, esse filósofo de bigode demasiadamente opulento e anti-estético enumerou vários conceitos, um dos mais famosos foi o conceito do "Eterno Retorno". De acordo com esse conceito, o mundo passaria indefinidamente pela alternância da criação e da destruição, da alegria e do sofrimento, ou seja, as coisas na vida são ciclos que estão sempre preenchendo a nossa existência. Por exemplo, é só chegar dezembro que os especiais do Roberto Carlos sempre retornam com o mesmo repertório, mesmos convidados, mesmos... enfim.
Friedrich Nietzsche, foi um dos maiores filósofos do século XIX e, como se não bastasse, teve um dos maiores bigodes do século XIX, mas... espere, eu já falei isso!!! Viram? É o eterno retorno, quando você está chegando no fim, você está apenas começando.

Coisas que não cansam de retornar
-CDs de músicas românticas (é só chegar o dia 12 de junho e as gravadoras lançam várias coletâneas com as mesmas canções grudentas e melequentas de sempre).
-Alguma polêmica envolvendo a Madonna (quando a gente menos espera ela logo aparece fazendo algum escândalo, afinal, ela precisa vender CDs).
-Big Brother Brasil (enquanto existirem pessoas com paciência para ficar assistindo 12 pessoas querendo se aparecer na TV, enquanto existirem revistas masculinas para mostrar o "talento" das participantes, enquanto existir o Pedro Bial, BBB retornará eternamente).
Madonna engravidando de novo (quando menos a gente espera, alguém transa com a Madonna, afinal, ela precisa vender discos).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home