dandirevoltado

Wednesday, June 28, 2006

Inquisição - O Império contra-ataca

A "Santa Inquisição" da Idade Média tinha boas intenções, mas como diz aquele dito popular "de boa intenção o inferno está cheio", pois de santa a Inquisição não tinha nada.
Surgida na Europa da Idade Média, a Inquisição foi reativiada durante o século XV pela contra-reforma, ou seja, a Igreja Católica Apostólica Romana estava perdendo terreno e fiéis para a Reforma Protestante iniciada pelo Martinho Lutero na Alemanha, e assim teve que contra atacar usando a Inquisição.
Os tribunais inquisitores não perdoavam ninguém, o alvo da fúria cristã eram aqueles que não obedeciam aos padrões comportamentais da época, ou seja, judeus, "bruxas", cientistas e qualquer ser que tivesse senso crítico e usasse um pouquinho do cérebro.
Alguns padres que eram cristão sinceros e não aceitavam aquela atrocidade eram censurados ou literalmente eram jogados na fogueira.
A Inquisição foi uma máquina de exterminar tão eficiente quanto qualquer andróide vindo do futuro programado para matar John Connor. A inquisição aplicava torturas e suplícios tão cruéis e desumanos que fazia qualquer um contar em questões de segundos que mantinha relações sexuais com satanás, belzebu, capeta, Michael Jackson e seja lá mais quem for. O pobre infeliz era então entregue ao "braço secular", em outras palavras, ao carrasco, que nada mais era que um funcionário público eficiente. No auto da fé, o indivíduo era queimado em praça pública para todo mundo ver, infelizmente naquela época ainda não existiam emissoras de TV para transmitir o espetáculo ao vivo e render bons índices de audiência.
Só na Espanha a Inquisição matou mais gente que na guerra do Vietnã e nos filmes do Quentin Tarantino. O mais famoso inquisidor foi o terrível padre Torquemada (1420-1498), a crueldade desse cara provocaram a fuga de milhares de muçulmanos e judeus. A fuga dos Judeus da Espanha fez com que esse país perdesse importantes artesãos, intelectuais e burgueses, causando assim, uma estagmação na economia espanhola. Como você pode ver, a Inquisição literalmente "queimou" o filme da Espanha.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home