dandirevoltado

Thursday, June 08, 2006

Acupuntura - Até que que ponto dácerto

Os chineses são realmente pessoas encantadoras, pois além de conseguirem desafiar a lei da gravidade em filmes de kung fu, eles também descobriram que o corpo humano possui vários pontos energéticos. Quando uma agulha faz uma penetração (no bom sentido é claro) em alguns desses pontos energéticos, o organismo encontra novamente a harmonia entre o ying e yang e a energia do cosmos, traduzindo isso para o português, o vivente coloca um ponto final em sua doença.
Essa idéia de cravar agulhas em pontos vitais no tecido epitelial dos indivíduos para fins medicinais se chama acupuntura. Ninguém sabe exatamente em que ponto da história humana a acupuntura surgiu, só sabemos que antes de Cristo pensar em nascer os chineses já espetavam agulhas em seus semelhantes. Também não temos certeza em que ponto do território chinês essa técnica começou a ser utilizada, só sabemos que atualmente ela é utilizada em vários pontos do mundo.
A base filosófica que moldou a acupuntura possui uma profunda análise de conceitos metafísicos. De acordo com os seus métodos básicos, a acupuntura afirma que os corpos humanos (não importa se é de uma criança, de um adulto, de um idoso ou até mesmo da Dercy Gonçalvez), todos eles possuem pontos energéticos, esses pontos afetam os diferentes órgãos e estão localizados sobre canais de energia (os famosos meridianos) que se espalham pelo corpo. Sabe-se que os pontos possuem uma estreita relação com o sistema nervoso e até alguém como a Carla Perez é capaz de discernir que o sistema nervoso exerce influência no corpo inteiro, mas cientista nenhum conseguiu a proeza de encontrar esses tais canais energéticos, pois encontrar esses meridianos de energia deve ser tão difícil quanto encontrar uma agulha no palheiro.
Já que o assunto é agulhas mesmo, a acupuntura atualmente é uma das mais conhecidas tendências da famosa medicina alternativa. Muitas pessoas, com o perdão do trocadilho, preferem essa espécie de “injeção na testa” (não só na testa, mas em outros pontos também é claro) do que tomar remédios. Mas é importante destacar que a acupuntura é uma técnica que não costuma oferecer resultados a curto prazo, mas ela já demonstrou ser eficaz contra inúmeros males, entre eles, os efeitos colaterais de remédios, enjôos, doenças respiratórias, dores e problemas de pressão.
Até hoje algumas pessoas afirmam que cravar umas agulhas em pontos energéticos para curar doenças é tão inútil quanto procurar algo de interessante assistindo Malhação, pois segundo elas isso é uma prática que não oferece resultados satisfatórios nem aqui e nem na China. Bem... acreditar ou não na acupuntura, isso já é uma questão de ponto de vista.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home