dandirevoltado

Friday, May 05, 2006

Toda Forma de Poder


O quadro acima é chamado de "Os Fuzilamentos de Três de Maio" e foi pintado por um cara lá da Espanha, esse cara se chamava Francisco Goya. Repare que a pintura mostrada no quadro não é exatamente uma figura engraçadinha e bonitinha, dessas feitas especialmente para você estampar um sorriso "Colgate" em seu rosto e depois sair cantando "... e vai rolar a festa, vai rolar..." O quadro acima quer dizer que a humanidade, quando quer, sabe ser muito cruel, a obra criada por Goya no início do século XIX mostra os horrores que o povo espanhol sofreu nas mãos do exército francês de Napoleão Bonaparte.
Diante da morte inevitável, o pobre indivíduo do quadro reage com terror e desespero, levantando os braços tal qual um goleiro aos 45 minutos do segundo tempo diante de um pênalti em um jogo empatado. Repare nos companheiros da vítima, que cobrem o rosto para não olhar a fatídica cena e quem sabe, esquecer que o mundo tem coisas ruins (e olha que naquela época ainda não haviam CDs do Metallica). Repare também no pelotão de fuzilamento, parecendo verdadeiros cães treinados nascidos para matar sem remorso bem estilo os personagens criados pelo Quentin Tarantino.
Os tons do quadro são cores escurecidas e pesadas, pois a mensagem que Goya desejava passar era a de um mundo selvagem e irracional e, não um mundo "Barbie cor-de-rosa", o artista queria expressar através daquela imagem a dor e o desespero humano.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home