dandirevoltado

Wednesday, May 10, 2006

Revolução na música

Se você acha que "música alemã" se resume àquelas bandas típicas de "Oktoberfest" cujo a maioria dos integrantes tocam instrumentos de sopro, é sinal então de que você precisa ajustar seus tímpanos para outros estilos musicais oriundos do mesmo país do Nietzsche e do chopp, pois a Alemanha é um país que já revelou ao mundo bandas de respeito, entre elas Scorpions, Helloween , Ramnstein entre outras. Como essas bandas não possuem apelo pop, a MTV prefere passar clipes do Black Eyes Peas, mas isso não é de se estranhar, Beethoven também era "underground" e com certeza ele dificilmente estaria entre os "10 + pedidos" do momento.
Ludwig van Beethoven(1770-1827) nasceu na Alemanha e viveu na época do iluminismo e era um admirador da Revolução Francesa, tanto é que ele pensou em dedicar a terceira sinfonia para Bonaparte, mas quando aquele baixinho que andava sempre com a mão na barriga coroou-se imperador, Beethoven pensou duas vezes. Quando Beethoven tinha apenas 28 anos viu que seu talento na música continuava o mesmo, mas a sua audição... Em pouco tempo ele ficou completamente surdo e em 1824 ele tentou pela última vez dirigir um concerto, mas foi obrigado a abandonar a regência no meio do espetáculo, pois não possuía a mínima idéia do que seus músicos faziam, ele estava mais perdido que "surdo em bingo". As suas maiores peças foram compostas nessa época, inclusive a famosa nona sinfonia, que hoje em dia toca até no celular da minha prima de 10 anos A obra de Beethoven abordou os mais diversos gêneros, desde sonata até sinfonia, ao todo esse cara escreveu nove sinfonias, todas se tornaram famosas e olha que na época dele nem existia mp3. As composições de Beethoven desrespeitam regras acadêmicas, são ousadas e livres.
Atualmente o nome de Beethoven (além de ser nome de cachorro também) está, juntamente com Mozart, Chopin e outros, marcado na história da música mundial.

"Nenhum decreto de rei é capaz de criar um artista". (Ludwig van Beethoven)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home