dandirevoltado

Tuesday, April 04, 2006

Fahrenheit 451

Não sei exatamente a causa, motivo, razão ou circunstância, mas eu aprecio muito filmes que mostram o futuro da humanidade de forma pessimista e nada cor-de-rosa, bem diferente do que a gente vê nos capítulos finais das novelas das 8.
Um filme desse estilo que me chamou a atenção foi o Fahrenheit 451, uma produção francesa dirigida por François Trutffaut. O filme é na verdade uma adaptação do livro homônimo do escritor norte-americano Ray Bradbury, na trama, bombeiros não apagam incêndios, mas, sim, queimam livros. Em imagens surreais, labaredas saem das mangueiras como se fossem água.
Na cidade do filme, prédios e casas são à prova de fogo, as ruas são tranquilas e as famílias são tão felizes que até parecem protagonistas de um comercial de margarina, o problema dessa sociedade futurista vem dos livros, pois estes são considerados instrumentos capazes de gerar reflexões e discordâncias, sendo assim, todos devem ser queimados.
O filme pode causar algum estranhamento, até porquê é uma produção de 1966 que adota uma linguagem mais autoral e existencialista, misturando uma pitada de ficção científica, quem acha que não consegue assimilar esse estilo de filme, então assita aos filmes da Xuxa.
Estranho ou não o enredo é interessante, assim como o título, Fahrenheit 451 é a temperatura na qual o fogo destróe o papel.
Não é uma obra com narrativa convencional feita para você "desligar o cérebro" enquanto assiste, mas vale a pena dar uma conferida, nem que seja por curiosidade.

+ filmes que mostram que o futuro da humanidade não é necessariamente uma "Disneylândia":
-Admirável Mundo Novo (baseado no livro homônimo do Aldus Huxley)
-1984 (baseado no livro homônimo do George Orwell)
-Matrix (Eu só gosto do primeiro)
-THX 1138 (Um dos únicos filmes do George Lucas que não foi feito em uma galáxia muito, muito distante)
-Blade Runner (Um clássico, simplesmente um clássico)
-American Pie (Agora avacalhei)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home