dandirevoltado

Sunday, April 16, 2006

Do caos para a ciência, da ciência par ao caos


De acordo com a mitologia grega, antes de surgir os deuses e o planeta Terra, antes de Cristo nascer, antes mesmo até da Dercy Gonçalves nascer, só havai o caos.
O que é o caos? Para os gregos, o caos é aquilo que não tem forma, é imperfeito e vazio, assim como as músicas do Metallica. Ora, um universo governado pelo caos era necessariamente um universo imprevisível, misterioso, incompleto, tão confuso e complexo que deixaria os filmes do David Lynch parecendo os episódios da Malhação.
Até que de repente, não mais que de repente, os filósofos pré-socráticos deixaram de lado as idéias mitológicas e adotaram um saber racional, sendo assim, o conceito de caos de lugar ao conceito de cosmo.
O que é cosmo? O cosmo é o universo ordenado, harmônico, previsível e finito, rotulado e embalado pronto para ser dissecado.
O conceito grego de cosmos foi desenvolvido pelos filósofos pré-socráticos e a partir daí o Homo Sapiens enxergou o mundo atravás de números e fórmulas matemáticas. A ciência literalmente roubou a cena enquanto que a religião, bem... a religião não morreu, mas ficou em segundo plano sentada à direita de Deus Pai Todo Poderoso.
O tempo foi passando e a ciência se mostrou cada vez mais útil, foi graças a ela que a invenção do liquidificador foi possível, que a máquina de Xerox foi criada, e, graças a ciênciaque hoje você conversa com seus amigos usando um telefone celular e não sinais de fumaça.
Entretanto, vale lembrar que é por causa dessa mesma ciência e dessa tecnologia que inventamos a bomba atômica e as armas químicas, que existe poluição e... caos, isso mesmo. Será que voltaremos para um mundo de caos? Será que voltaremos a morar em cavernas? Será só imaginação? Não perca as cenas do próximo capítulo, se é que já não chegamos no final dessa novela.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home