dandirevoltado

Monday, April 17, 2006

A Desobediência Civil

A autora desse texto é a minha adorável amiga, Joelma Machado

Com apenas 13 páginas, isso mesmo, míseras 13 páginas, o norte-americano Henry David Thoreau escreveu um livro polêmico e imapctante. O livro em questão é "A Desobediência Civil", nesse livro, escrito 71 anos depois da independência das colônias norte-americanas, Thoreau faz um protesto contundente contra um país que se dizia democrático, mas mantinha um regime escravocrata e era dono de um exército que invadiu o México em uma guerra sangrenta e desumana.
Henri Thoreau nasceu em 1817, estudou em Harvard (essa escola que nas comédias adolescentes só serve para mostrar os playboys se achando os bons porque são titulares da equipe de futebol e transam com a líder da torcida). Thoreau frequentemente perdia as aulas para ficar na biblioteca lendo poetas ingleses, mitologia grega e história antiga. Depois de se formar, passou 2 anos isolado da civilização, em uma cabana que ele próprio construiu à margens do lago Walden, no interior dos EUA, nessa época ele chegou a ficar 6 anos sem pagar impostos e chegou até a ser preso, pois se recusava a obedecer uma "instituição" que lhe tratava como "se le fosse um pedaço de carne". Quando retornou à vida em sociedade, tornou-se professor em uma cidade perto de Boston. Ele morreu com 44 anos de idade, vítima de tuberculose.
Seu livro é altamente crítico, não deixando nada a desejar perto dos filmes do Michael Moore. "A Desobediência Civil" mostra uma espécie de anarquismo pacífico que influenciou claramente os movimentos de paz lidarados por Ghandi e por Marin Luther King.

Autora: Joelma Machado

0 Comments:

Post a Comment

<< Home