dandirevoltado

Wednesday, March 29, 2006

Metamorfose Ambulante

Eu vi escrito em algum livro que Heráclito, um filósofo grego que nasceu antes de Cristo (muito antes mesmo), acreditava que a vida era um fluxo constante de mudanças impulsionadas por forças contraditórias. Sendo assim a luta dos opostos, ordem e caos, amor e ódio, criação e destruição, o lado escuro da força e o lado claro da força, todas essas contradições movem e modificam o mundo. De acordo com Heráclito tudo flui, por isso ele afirmava que ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois as águas do rio nunca são as mesmas, ela está sempre correndo.
Com essas palavras, Heráclito sem querer querendo inspirou filósofos como Hegel, Karl Marx e Raul seixas. Isso mesmo, Hegel criou sua dialética baseado nas afirmações de Heráclito, e a dialética de Hegel inspirou Karl Marx e seu materialismo histórico, e tudo isso (e mais um pouco)inspirou Raul Seixas, que ao saber que tudo está mudando e fluindo, preferiu ser uma metamorfose ambulante.
Segundo Raulzito, não vale a pena ter aquela velha opinião formada sobre tudo, pois tudo no mundo se transforma, tudo mesmo, a arte, a economia, a moda, a política e por incrível que pareça, até os enredos da novela globo, tudo se transforma e se renova.
Em uma de suas músicas Raulzito afirma que nasceu há dez mil anos atrás e viu Cristo ser crucificado, viu as bruxas morrerem queimadas e... bem... acho que naquela época ele aproveitou também para conversar com Heráclito.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home